O Iluminismo ou Esclarecimento (em alemão Aufklärung, em inglês Enlightenment, em italiano Illuminismo, em francês Siècle des Lumières, em espanhol Ilustración) foi um movimento intelectual e filosófico surgido na segunda metade do século XVIII , o chamado "século das luzes". Enfatizava a Razão e a Ciência como formas de explicar o Universo. Foi um dos movimentos impulsionadores do capitalismo e da sociedade moderna. Foi muito dinâmico nos países protestantes e lento, porém com gradual influência, na maioria dos países católicos.
O nome se explica porque os filósofos da época acreditavam estar iluminando a mente das pessoas. É, de certo modo, um pensamento herdeiro da tradição renascentista e do Humanismo, na medida em que valoriza o Homem e a Razão. Os iluministas acreditavam que a Razão seria a explicação para todas as coisas no universo, em contraposição à Fé.
- eu acredito no iluminismo, a razão é a explicação para todas as coisas do universo, não adianta vir com coraçãozinho , não , a história é na base da razão, eu sei é contraditório pensar assim , sendo que a maior parte do tempo agimos com o músculo, ao invés do senso , é dificil, não se emocionar na maioria das vezes, eu me emociono o tempo todo, eu tenho uma fúria dentro de mim de sentir as coisas ,eu sou intensa e extremista , se amo eu amo, não existe metade, amo, ou odeio com a mesma intensidade, e uma das coisas que me emocionam sempre é quando leio sobre o iluminismo, quem me dera ter vivido em uma época que as pessoas fossem claras, eu vivo na época errada as pessoas perderam a essência de qualquer coisa relevante que se possa querer , e olha que eu tento , eu juro que eu tento o tempo todo gostar de pessoas, é quase impossivel, atualmente , ao todo me restaram meia dúzia de gato pingado de amigos que realmente valem a pena , de verdade e com razão, eu estou longe de ser uma pessoa amargurada, eu reclamo , reclamo o tempo todo de tudo, de todos , mas eu penso com a razão...
- anyway.... ces´t la vie...
-"o céu estrelado por sobre mim e a lei moral dentro de mim"
Nenhum comentário:
Postar um comentário